SEET

Sindicatos cobram da prefeitura de Formoso do Araguaia o cumprimento do PCCV da saúde

15/08/2018 24/08/2018 17:21 3378 visualizações

Por: Eriks Jhônata

 

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) esteve em reunião nesta terça-feira, 14, com a gestão municipal de Formoso do Araguaia e com profissionais da saúde do município para tratar do cumprimento do Plano de Cargo, Carreira e Vencimento (PCCV) da saúde.

Em reunião, o Procurador Municipal, Marcos Paulo, relatou sobre as dificuldades financeiras que o município enfrenta, destacando a situação do município em ter que manter um Hospital Municipal com recursos próprios, se tornando um agravante para o déficit financeiro que impossibilita o cumprimento do PCCV.

Segundo Maria do Carmo, técnica em enfermagem, a justificativa dada pelo representante do município não é plausível, “a justificativa é a mesma desde as últimas reuniões”, a técnica destacou ainda que, “se nenhuma providência for tomada haverá manifestação das categorias”.

João Batista, Diretor Jurídico do SEET, explica que durante a reunião a Secretaria Municipal solicitou um prazo até o dia 29 para apresentar o levantamento dos valores e uma proposta de pagamento, e também o laudo pericial para pagamento do adicional de insalubridade. Em reunião com os profissionais, ficou deliberado a convocação de uma assembleia geral de todas as categorias da saúde para analisar a proposta que será apresentada pelo município e deliberar sobre a mesma, juntamente com os futuros encaminhamentos.

 

Entenda o caso

Em 2012 foi aprovado o Plano de Cargo, Carreira e Vencimento do município de Formoso do Araguaia aos profissionais da saúde, regimento que nunca foi cumprido mesmo diante as várias tentativas dos trabalhadores, inclusive com termo de acordo de pagamento assinado pelo município dia 29 de março de 2016. No dia 08 de junho deste ano, as entidades representativas, SEET – Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins, SINTRAS – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins,SIMED – Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins, SICIDETO – Sindicato dos Cirurgiões Dentistas no Estado do Tocantins, SINDIFATO – Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Tocantins, SETO – Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Tocantins, notificaram a prefeitura cobrando o cumprimento integral da lei municipal N° 809/2012.