SEET

SEET notifica COREN-TO sobre o dimensionamento dos Profissionais no Hospital Regional de Araguaína

23/08/2018 05/09/2018 09:18 4871 visualizações

 

Por: Eriks Jhônata

 

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET), por meio da diretoria regional de Araguaína notificou o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO) e a Diretoria Geral do Hospital Regional de Araguaína, solicitando ao hospital estabelecer parâmetros para findar irregularidades acerca do dimensionamento dos profissionais.

Com base nas denúncias feitas a entidade sindical, foram relatados irregularidades no dimensionamento do Quadro Pessoal da Enfermagem e sobrecarga de trabalho. Segundo profissionais que trabalham no hospital, cada técnico está assumindo até 20 pacientes e ainda realizando o trabalho de maqueiro, acarretando acumulo de função.

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n°376/2011, dispõe sobre a participação da equipe de Enfermagem no processo de transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde em seu Art. 3º, destaca: “Não compete aos profissionais de Enfermagem a condução do meio (maca ou cadeira de rodas) em que o paciente está sendo transportado”.

A Diretora de Assuntos Jurídicos do SEET em Araguaína, Ivânia Pereira da Silva, informa que estará aguardando intervenção do Conselho para solucionar este caso, "não havendo retorno ou controle do dimensionamento, o sindicato estará tomando todas as providencias cabíveis”, afirma.