SEET

SEET exerce papel de representação na garantia de direitos da categoria

05/09/2018 24/09/2018 08:56 2957 visualizações

Por: Luzêni Neres

 

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) tem exercido um papel de representação na garantia dos direitos de seus filiados, principalmente no que diz respeito às ações trabalhistas. Na história de atuação do Sindicato soma-se movimentos grevistas, paralisações, conquistas salariais e abertura de espaços institucionais, como a composição do quadro de conselheiros do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins, participação na mesa de negociação permanente do SUS e participação como membro efetivo na comissão de avaliação e enquadramento dos servidores no que diz respeito às progressões.

Entre as principais responsabilidades do SEET estão a negociação de acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais, orientação sobre questões trabalhistas, participação na elaboração de Convenção Coletiva de Trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias trabalhistas, além da busca por melhores condições de trabalho por meio da organização de eventos de formação e informações sobre melhores condições de saúde e segurança no trabalho.

Por mais que a principal atribuição do SEET seja a de representar a categoria de profissionais da enfermagem, principalmente quanto aos interesses trabalhistas a gestão do Sindicato se limita a isso, partindo para ações que também garantam direitos extra profissionais, como melhores condições de vida e direito a um lazer de qualidade.

Com intuito de oferecer comodidade aos filiados que moram em diversas regiões do Estado, por meio do portal do SEET, www.seet.org.br, estão disponíveis ferramentas que agilizam os serviços ofertados para a categoria, como por exemplo, as solicitações on-line de carteirinhas que ultrapassam 170 pedidos nos últimos quatro meses! Atualmente o Sindicato conta com 13 convênios com ofertas de descontos especiais para os filiados.

Também por meio da internet, nas redes sociais do SEET Tocantins além das informações, os profissionais tem espaço para publicação de fotos que podem ser enviadas para assessoria de comunicação do Sindicato, curiosidades e ainda os sorteios que neste ano já somaram oito prêmios em parceria com empresas e instituições que acreditam no trabalho do SEET.

Para Claudean Pereira Lima, Presidente do SEET a participação do profissional na vida cotidiana do Sindicato é, na verdade, um cuidado com sua profissão, já que é neste universo que ele pode buscar orientações. “Nosso Sindicato vai além dos serviços de orientações trabalhistas e jurídicas, em todos os serviços prestados pela entidade trabalhamos a politização para que o profissional de enfermagem tenha seu empoderamento com compreensão de todas as relações, tendo no seu ambiente de trabalho, no seu emprego e no seu universo profissional todos os conhecimentos de um universo bem mais dinâmico e não simplesmente o fato de ter um emprego. O profissional tem que cuidar, tem que ter orientação, tem que ter instrução e é aqui no ambiente do Sindicato que o profissional encontra o ambiente ideal para seu empoderamento” finaliza!