SEET

SEET firma vínculo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde

18/09/2018 28/09/2018 17:06 2845 visualizações

Por: Eriks Jhonata

 

Nesta terça-feira, 18, o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) firmou filiação com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), entidade de Grau Superior que trabalha em defesa da categoria dos profissionais da saúde de todo país.

A CNTS é uma realidade presente no cotidiano da categoria, contando com oito federações filiadas e mais de 190 sindicatos vinculados, representando e defendendo os interesses individuais e sociais dos Trabalhadores na Saúde junto aos poderes constituídos, no campo das ideologias política e sindical, religião, sexo, raça ou opção de vida.

O Diretor da CNTS no Tocantins, Manoel Miranda, saudou a filiação do sindicato com a confederação. “Só unidos podemos fazer frente a força do empregado contra a falta de direitos e desrespeito com a categoria da saúde, junto com o SEET vamos trilhar o caminho da defesa dos trabalhadores na região norte do país”, afirma.

Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, o objetivo deste vinculo é fortalecer a luta na defesa dos direitos dos profissionais da saúde. “É de suma importância que o SEET esteja em interação com outras entidades que ajudam o emponderamento da categoria, com instrução e informação”, ainda de acordo com o presidente, “é nessa perspectiva que o SEET trabalha, articulando-se com entidades locais e nacional, trabalhando para evolução da saúde, para isto, buscando apoio de todas as instâncias defensoras da categoria”, reforça.

 

Sobre a CNTS

Criada em 21 de dezembro de 1991, pelo consenso de representantes de sete das oito federações estaduais então existentes e mais de 50 sindicatos presentes no grande encontro nacional, realizado na colônia de férias do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo, em Peruíbe (SP), a CNTS passou a realizar as aspirações de profissionais e de dirigentes sindicais da área da saúde. Com federações filiadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, além de outros na Região Nordeste e Região Norte.

Tem objetivo de defender o fortalecimento da organização Sindical dos Trabalhadores, como instrumento legítimo da representação dos Trabalhadores em geral – Reforma Sindical. Garantir do exercício da democracia sindical, unicidade com legitimidade de representação e fonte de custeio segura para o exercício das tarefas sindicais, no interesse do coletivo sobre o individual e, sem a interferência externa. Defender a Saúde Pública universalizada com qualidade – Dever do Estado. Respeitar o contraditório e, as deliberações democráticas, sem perder a razão das nossas convicções e atuar em conjunto com as Federações filiadas na execução de projetos de formação político-sindical no interesse da categoria.