SEET

Personalidade da Enfermagem #6: Margaret Sanger

24/09/2018 28/09/2018 17:10 7376 visualizações

Margaret Sanger foi a fundadora da Planned Parenthood (1879 a 1966) - uma organização sem fins lucrativos que fornece cuidados de saúde reprodutiva nos Estados Unidos e em todo o mundo. Margaret Louise Higgins culpou a morte prematura de sua mãe pela gravidez frequente, resultado do que ela via como classe cruel e herança familiar.

A enfermagem tornou-se sua porta para a libertação dessa grande tradição familiar. Como trabalhava como enfermeira visitante, Margaret, que era então casada com William Sanger e mãe de três filhos, ficou atraída pela dor das mulheres em relação a partos frequentes, abortos espontâneos e abortos. Ela procurou libertar essas mulheres da gravidez indesejada defendendo a prática do controle de natalidade.

Margaret Sanger escreveu sobre educação e saúde da mulher, com o objetivo de ensinar às pessoas que o acesso a um controle de natalidade preciso e eficaz é, na verdade, um direito, especialmente das mulheres trabalhadoras. No entanto, a sociedade americana conservadora considerou esse esforço obsceno. Ela teve que fugir para a Inglaterra devido à sua defesa radical, que ela promoveu através da Family Limitation e The Woman Rebel, seus escritos de instruções explícitas de vários métodos contraceptivos. Enquanto na Europa, ela ampliou seus argumentos com os impactos sociais e econômicos da gravidez.

Sanger retornou aos EUA para enfrentar acusações contra ela, mas também com o objetivo de obter apoio público. Ela sofreu acusações e prisões, mas trabalhou ainda mais em escala nacional para promover o controle da natalidade. Em 1916, ela abriu a primeira clínica de controle de natalidade nos Estados Unidos. No entanto, Sanger e sua equipe foram presos, e o governo deu aos médicos o direito de disseminar informações sobre contracepção apenas por razões médicas. 

Sanger usou isso para abrir legalmente a clínica de controle de natalidade, administrada por um médico, o Departamento de Pesquisa Clínica de Controle de Nascimento, todo composto por pessoal médico feminino. Em 1921, Sanger buscou apoio da profissão médica e apoiou sua defesa com vantagens clínicas. 8 anos depois, ela fez lobby pela legislação de controle de natalidade e falhou. Em 1928, ela renunciou ao cargo de presidente da Liga Americana de Controle de Nascimento e viajou para a Ásia e a Europa para promover sua defesa. Ela também ajudou a fundar a Federação Internacional de Planejamento Familiar em 1952, que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando a crescente população se tornou alarmante.

Sanger continuou apoiando pesquisas para contraceptivos mais simples, mais baratos e mais eficazes. Na década de 1965, as pílulas anticoncepcionais finalmente se tornaram disponíveis. E em 1965, a Suprema Corte tornou legal o controle de natalidade para casais casados.

REFERÊNCIAS

Emily, Douglas (1970). Margaret Sanger: Pioneer of the Future. Canada: Holt, Rinehart, and Winston. pp. p. 57 Who We Are - Planned Parenthood». Planned Parenthood. Cox, Vicki (2004). Margaret Sanger - Rebel for Women's Right. EUA: Chelsea House Publishers. pp. p. 3–7 Pollitt, Katha. «Abortion in American History.

Fonte: Sou Enfermagem (souenfermagem.com.br)