SEET

SEET e Ministério do Trabalho realizaram inspeção surpresa no Hospital Regional de Araguaína

11/10/2018 30/10/2018 15:21 2703 visualizações

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) por meio da Diretoria Regional de Araguaína, esteve em audiência nesta quinta-feira (11) na sede do Ministério Público do Trabalho em Araguaína para debater sobre as demandas averiguada na inspeção do dia (10) no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

O presidente da regional do SEET em Araguaína, Paulo Maria Batista, o Secretário Geral da Diretoria, Wanderley Fernandes Aquino e a Diretora de Assuntos Jurídicos, Ivânia Pereira da Silva, se reuniramna última segunda-feira, (08) com os procuradores do Ministério Público do Trabalho para tratar sobre as diretrizes da inspeção no HRA e estabelecer critérios de análise da visita técnica.

Estiveram presentes os procuradores, Dr. Honorato Gouveia Neto, Dr. Mateus Bionti, Dra. Cecilia Amália, Dra. Carolina Mercante, o Gerente de Regulação do Trabalho da SES, Dr. Robson José da Silva e  os Engenheiros do Trabalho, Dr. Nicolas e Dr. Fernando, que foram responsáveis pela parte técnica e pelos laudos.

Na inspeção foi entregue aos profissionais um questionário para saber até onde o direito dos servidores está sendo respeitado ou infligido pelo hospital, as perguntas se embasavam sobre as realizações de exames periódicos de insalubridade, uso de equipamento de proteção individual, pagamento dos adicionais, falta de medicamentos, falta de leitos, condições de trabalho, etc.

Paulo Maria Batista esclarece que foi realizado vistoria em todos os setores do hospital. “A visita foi direcionada aos profissionais da enfermagem mas verificamos toda a unidade de saúde, como o canto de repouso, as enfermarias, a situação do pronto socorro, dos corredores e da higiene no hospital”, segundo Paulo a visita foi realizada de surpresa, “Resolvemos não comunicar sobre a vistoria para que não houvesse uma limpeza previa e disfarçar a verdadeira condição do ambiente”, acentua.

A inspeção faz parte do projeto do Ministério “Projeto Saúde na Saúde” que visa promover o cumprimento das normas de saúde e segurança nas unidades de saúde geridas pelo Poder Público.

O ministério Público do Trabalho concederá prazo para as empresas terceirizadas que prestam serviços a HRA e SESAU para se manifestarem sobre o relatório técnico da inspeção e apresentarem copias dos contratos firmados com a SESAU sobre prestação de serviços no HRA. A entrega do relatório sai em 15 dias.O SEET estará acompanhando todo o andamento deste caso para garantir o cumprimento dos direitos destes servidores.