SEET

SEET marcou presença no segundo dia da SIPAT no Hospital Infantil de Palmas

16/10/2018 01/11/2018 14:47 2559 visualizações

Por: Eriks Jhônata

 

Na manhã desta terça-feira, 16, o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) esteve presente no segundo dia da Semana Interna de prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que aconteceu no Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP) com objetivo de desenvolver atividades voltadas para a saúde e direito trabalhista dos servidores.

Neste ano a temática do evento é a Saúde Física e Emocional do Trabalhador. Maria Amélia Sanches, organizadora do evento, explica a escolha do tema. “Percebemos que o estresse, cansaço físico e mental são os principais problemas identificados entre os servidores, então pensamos em trazer uma temática que ajude a aliviar o estresse e ao mesmo tempo trabalhe o cansaço físico e mental dos profissionais do hospital”, afirma.

O evento traz palestras, oficinas, sorteios, apresentação musical e teatral. Na palestra "Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do Quadro da Saúde" ministrada pelo advogado do SEET, Dr. Flávio Alves, houve orientações aos participantes sobre os direitos deste benefício. “Destaquei assuntos mais práticos e corriqueiros entre os servidores que são concursados e os que não são, sobre as abordagens que se aplicam no PCCR para obtenção dos seus benefícios”, declara.

Já na palestra “Benefícios da Previdência Social”, ministrada pelo advogado do SEET, Dr. Wesley Samuel Moraes, foi abordada as principais regras dos benefícios previdenciários com relação ao INSS e ao regime próprio do Estado (IGEPREV). “Os servidores possuem muitos direitos que não conhecem, assim se faz muito importante debater e mostrar para eles quais são estes benefícios que se podem adquirir ao preencher o requisito”, esclarece.

O presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, informa que o sindicato cobrou do Governo do Estado o fortalecimento da Comissão Local de Saúde do Trabalhador (COLSAT) melhorando assim as ações de vigilância, estudo e pesquisa para o diagnóstico, tratamento e reabilitação dos servidores adoecidos. “É de extrema importância preservar a saúde dos trabalhadores da saúde, que estão submetidos ao estresse e ambiente insalubres, o SEET sempre fará parte de ações que dão suporte aos profissionais da enfermagem”, ressalta.

O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e já está na sua 8° edição realizada no hospital, encerrando suas atividades amanhã, dia 17.