Entenda como funciona a licenciatura de enfermagem

30/10/2018 09/11/2018 14:20 120 visualizações

O curso foi criado através da publicação de uma Portaria do MEC em 1969, a Portaria n° 13 do Ministério da Educação e Cultura (MEC) estabeleceu o curso de licenciatura em enfermagem para todo o Brasil. O objetivo, conforme o documento, é preparar profissionais para a prática pedagógica de enfermagem e higiene no nível médio e profissionalizante. 

Atualmente, a licenciatura em enfermagem é realizada de forma concomitante com o bacharelado, pois também é atribuído ao enfermeiro o papel de educador, visto que atua com a educação para a saúde da população. Dessa forma, o enfermeiro formado está apto para o ensino e a prática da profissão em hospitais, clínicas ou atendimento domiciliar, entre outros. 

Geralmente as faculdades de enfermagem disponibilizam as matérias de licenciatura a partir do 5° ou 6° semestre. Assim, o estudante tem acesso a disciplinas pedagógicas de forma integralizada com os conteúdos do bacharelado. Essas disciplinas contribuem para a formação de profissionais com os conhecimentos pedagógicos necessários para atuar como professores do ensino médio e profissionalizante de enfermagem. Para ser professor (a) universitário (a) em cursos de nível superior, é necessário possuir mestrado ou doutorado. A Docência em Enfermagem é uma pós-graduação que especializa os profissionais para o exercício da docência. 

 

O licenciado em enfermagem tem habilidades para:

- Elaborar, implementar e avaliar projetos e ações voltadas ao ensino médio e profissionalizante de enfermagem.

- Ministrar aulas de enfermagem.

- Coordenar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de Enfermagem. 

- Produzir e difundir conhecimento na área do ensino médio e profissionalizante em enfermagem.

 

Quem finalizou o bacharelado sem ter acesso ao conteúdo pedagógico de formação para a prática docente pode realizar um curso de licenciatura em enfermagem para bacharéis graduados. Esses cursos têm duração média entre dois e quatro semestres. Independente da área de atuação, enfermeiros devem ser registrados no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) da sua região para exercer a profissão de acordo com a legislação estadual e federal vigentes.

 

Fonte: Educa Mais Brasil