Enfermagem: Como escolher um curso de especialização

31/10/2018 14/11/2018 09:08 90 visualizações

O Profissional  da enfermagem é responsável por estabelecer, manter e promover o bem-estar das pessoas, sejam adultos, idosos, crianças, pessoas doentes ou saudáveis, em hospitais ou dentro de casa. O âmbito de atuação desse profissional é muito amplo e vem crescendo, o que impulsiona, cada vez mais, a realização de cursos de especialização em enfermagem, como continuação da formação após a conclusão da graduação.

Além de atuar em diferentes especialidades (pediatria, clínica cirúrgica, emergência e oncologia, por exemplo), o enfermeiro é responsável pela gestão de unidades e por mediar a relação entre os diversos profissionais de saúde (como técnico de enfermagem, médico, fisioterapeuta e nutricionista). Mas então, por que fazer uma especialização em enfermagem?

A atuação do Profissional  da enfermagem tem grande importância nos estabelecimentos de saúde por diversas razões, e uma das mais importantes é que ele é o profissional que tem mais contato direto com o paciente no dia a dia da internação. Nesse contexto, é necessário que esses profissionais tenham grandes conhecimento sobre a área na qual atua, para garantir uma assistência de qualidade, com a minimização de erros.

É importante fazer uma especialização em enfermagem, pois muitos se formam no Brasil todos os anos, e especializar-se é uma forma de se destacar no mercado de trabalho; ao fazer uma especialização, há maiores chances de que você trabalhe com a área que escolheu e com a qual tem mais afinidade; a especialização traz maior confiança no trabalho e nas ações realizadas no dia a dia; muitos concursos e processos seletivos de enfermagem exigem experiência em certas áreas, que pode ser adquirida com a especialização; a especialização é o melhor caminho para a qualificação profissional.

Quais são as áreas de especialização?

A lista de cursos de especialização em enfermagem é extensa, pois abrange especialidades da área de atenção à saúde e da área de gestão em saúde. Essas são algumas especializações em alta na atualidade:

  • Curso de qualidade no atendimento

Há cursos destinados a gestores da área de saúde que objetivam a melhoria do atendimento aos pacientes, incluindo questões como comunicação, trabalho em equipe em saúde, planejamento e gestão de pacientes. Um bom exemplo desse tipo de curso é o Seis Sigma, um método desenvolvido na indústria tem sido aplicado cada vez para melhorar a cuidado e segurança do paciente. Nesse método o conhecimento é organizado por faixas, assim como no judô. Atualmente, as duas certificações mais procuradas tem sido o Green Belt (agente de melhoria) e Black Belt (coaching de melhoria).

  • Enfermagem em urgência e emergência

A especialização de enfermagem em urgência e emergência visa a capacitar os profissionais de enfermagem para que atuem com agilidade e técnica em situações de urgência e emergência no âmbito pré-hospitalar ou intra-hospitalar.

  • Enfermagem em estomaterapia

A estomaterapia é uma área de especialidade de enfermagem voltada para a assistência de pessoas com feridas agudas e crônicas, estomas, fístulas e cateteres, e com incontinências.

  • Enfermagem em cuidados intensivos

As especializações em cuidados intensivos são divididas entre a área de UTI adulto e UTI neonatal. O enfermeiro intensivista exerce um trabalho complexo de assistência a pacientes graves, o que exige conhecimentos técnicos e científicos e capacidade de liderança.

  • Enfermagem do trabalho

O enfermeiro do trabalho atua na preparação de projetos, análise e prevenção das doenças relacionadas ao trabalho. Sua atuação visa a preservar a saúde do trabalhador, por meio de táticas de controle dos riscos aos quais os trabalhadores se expõem.

  • Enfermagem obstétrica

A especialização em enfermagem obstétrica capacita enfermeiros a atuarem no pré-natal, parto e pós-parto de mulheres em situação de gravidez de baixo risco.

  • Prevenção e controle de infecções

A especialização em prevenção e controle de infecções prepara o enfermeiro para prevenir infecções baseado nas ferramentas de epidemiologia, educação e qualidade em saúde, visando à melhoria da assistência ao paciente.

  • Gestão e liderança em enfermagem

Cursos de gestão e liderança em enfermagem buscam desenvolver nos enfermeiros as práticas de gestão e competências gerenciais, visando ao gerenciamento de recursos humanos, materiais, financeiros e físicos.

 

Como escolher um curso de especialização?

Alguns pontos devem ser levados em consideração antes de se escolher um curso de especialização em enfermagem, eles são:

A modalidade de especialização; há diversas modalidades de pós-graduação, com diferentes exigências. As principais são: curso de especialização presencial, especialização EAD on-line, residência, mestrado e doutorado. A modalidade deve ser escolhida de acordo com seu interesse e o tempo disponível;

A Afinidade com o tema; é importante escolher uma área de especialização com a qual você se identifique, para facilitar o processo de estudo e aprendizagem, e para posteriormente trabalhar naquela área com prazer e satisfação;

A Metodologia utilizada; Diferentes metodologias podem ser utilizadas em cursos de especialização, como apostilas, aulas expositivas, aulas práticas, aulas on-line, seminários e trabalho de conclusão de curso. Antes de escolher um curso, certifique-se de que aprova a metodologia utilizada;

A reputação do curso; busque saber sobre a reputação do curso de especialização, para garantir a escolha de um curso de qualidade e com certificação que terá impacto no currículo após a conclusão. No caso dos cursos voltados a gestão e qualidade é importante você verificar a qualidade da sua certificadora, como o nome dessa certificadora será incorporado em seu currículo, é muito importante escolher uma entidade referência no mercado;

A Opinião de outros alunos; é sempre interessante saber a opinião de outros alunos que já realizaram o curso de especialização que você deseja fazer, para saber sobre qualidade do material disponibilizado e dos professores, exigências para conclusão e matérias abordadas.

A Demanda do mercado; a demanda do mercado na área de enfermagem vem mudando nos últimos tempos. Atualmente, as áreas de especialização em enfermagem que trazem maior autonomia para o profissional têm sido muito procuradas (enfermagem obstétrica, em estomaterapia, do trabalho). Fazer uma pesquisa de mercado pode ser interessante para descobrir quais são as melhores áreas para se especializar no momento.

Nos dias de hoje, a graduação é apenas o início da formação dos profissionais, que deve ser completada após a obtenção do diploma. A especialização em enfermagem é o caminho para se destacar na área e proporcionar o melhor cuidado ao paciente.

 

Fonte: Educa Mais Brasil