SEET

SEET cobra restabelecimento da alimentação no hospital infantil de Palmas

27/04/2017 01/03/2018 17:48 3028 visualizações

Na manhã desta quinta-feira,27, o SEET – Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins oficializou a Diretora Geral do Hospital Infantil de Palmas, Leiliani Alves da Silva, com relação ao restabelecimento da alimentação aos profissionais de enfermagem lotados na unidade.

O documento foi protocolado após denúncias feitas a entidade, em que os profissionais alegam que a diretoria do hospital vem oferecendo uma única refeição durante o plantão de 12 horas, o que é ilegal e imoral visto que uma refeição não atende a equivalência mínima da carência nutricional diária, para manutenção de suas necessidades básicas. Além disso, os profissionais ficam impossibilitados de trazerem sua alimentação de casa, por não haver condições de armazenamento segura e adequada desses alimentos no ambiente hospitalar.

O documento reitera ainda, o dever do Estado em oferecer Segurança Alimentar e Nutricional, conforme previsto em Norma Regulamentadora (NR24) que por definição compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, não podendo ser negligenciado aos seus profissionais e tutelados.

Para o Presidente do SEET, Claudean Pereira Lima esta situação é um absurdo e desrespeitosa, “É inadmissível essa postura, não podemos aceitar uma situação como está, os profissionais já não recebem o mínimo de condição para realizar as suas atividades e agora são obrigados a passar necessidades básicas por causa da má gestão deste governo, isso é um absurdo, desabafou.

O presidente do SEET informou ainda que a entidade oficializou a Secretaria de Estado da Saúde sobre a situação, solicitando uma reunião para tratar da demanda em caráter de urgência.