SEET

Posso fazer Enfermagem tendo agonia de ferimentos?

Pensa em fazer Enfermagem mas tem medo de ver sangue ou ferimentos? Veja as dicas para aliviar este problema.
14/11/2018 03/12/2018 15:02 2363 visualizações

O Profissional da enfermagem é responsável pelo contato operacional junto as pessoas que necessitam de atenção específica, como cuidados com higiene, administração de medicamentos, realização de curativos, etc.

De forma geral, esses são os profissionais voltados à promoção e recuperação da saúde de pessoas em diversas situações, muitas delas que envolvem sofrimento e dor, expondo-os a riscos em relação a sua própria saúde física e mental. São também profissionais essenciais para o restabelecimento do bem-estar dos pacientes. Exercem atividades em hospitais, clínicas, asilos e mesmo nas residências de seus clientes (homecare).

Algumas características pessoais podem diminuir nossa liberdade de escolha. A administração de medicamentos e a extração de substâncias do organismo por meio de injeções, realização de curativos em pacientes bastante machucados ou egressos de cirurgias são práticas recorrentes no exercício da Enfermagem, mais ou menos frequente em função de sua área de atuação. Durante a graduação o enfermeiro se depara com estudos de anatomia e com situações que podem trazer algum mal estar a pessoas mais sensíveis a situações como as de sua pergunta.

A primeira questão a avaliar é se seu “medo” é tão forte a ponto de impedir a realização de seus interesses. Considere que as motivações presentes no exercício da Enfermagem (como estar promovendo a saúde e o bem-estar de outra pessoa) podem ajudar a superar esse medo. Por outro lado, a introdução aos procedimentos próprios à Enfermagem ocorre de manual gradual durante o curso, sempre acompanhada por professores que conhecem os cuidados que se deve ter na administração dos procedimentos e que acompanham todos os elementos presentes na formação, como certas disposições psicológicas dos alunos. No limite, é possível buscar ajuda de especialistas para superar o medo caso ele persista.

Procure também conhecer as áreas de especialização em enfermagem como neonatal, obstetrícia, pediatria, psiquiatria (pois algumas apresentarão menor contato com situações que possam desagradáveis a você).

 

Fonte: Guia do Estudante