SEET

Em reunião na Mesa SUS, SEET debate com Secretário da Saúde jornada de trabalho dos servidores

28/05/2018 06/06/2018 17:32 2860 visualizações

Por: Eriks Jhônata

 

 

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET), Claudean Pereira Lima, esteve em reunião com o secretário da Saúde,Renato Jayme, juntamente com outros representantes de sindicatos da saúde, para tratar sobre alteração da Portaria 247/2018 que se refere ao horário de funcionamento das unidades de saúde da rede estadual e a jornada de trabalho dos servidores.

 

De acordo com o Secretário, a Portaria foi editada no final da gestão anterior e não foi discutida com as entidades sindicais. Após o manifesto dos sindicatos e atendendo as reivindicações, Renato Jayme levou esta discussão à Mesa SUS para que os representantes sindicais debatam sobre a Portaria 341/2018 que visava estabelecer a Portaria 247/2018 de forma gradativa e escalonada.

 

Qualquer negociação que se referente à assunto da área da saúde, deve passar pela Mesa de Negociações do SUS para ser aprovada pelas entidades classistas.

 

Contudo, o SEET vem na luta para evitar a ampliação da carga horária. Claudean Pereira Lima, esclarece que a reunião foi um passo positivo para essa conquista. “A reunião foi positiva pois estamos evitamos transtorno para os trabalhadores. Vimos uma nova gestão na Secretaria de Saúde que tem nos recebido e conversado, para que assim possamos avançar na preservação das 30hs”.

 

Ainda de acordo com o presidente, nesta quarta-feira, 30, os representantes dos trabalhadores se reunirão para viabilizar a criação de uma minuta da Portaria 247/2018 que preserve o direito dos servidores a uma carga horária de 30hs. “Estamos esperançosos com esse avanço, o secretário se posicionou a favor do debate e o SEET estará na luta para assegurar os direitos da categoria”, finaliza o presidente.