SEET

SEET cobra da SEMUS concurso público e soluções de demandas apontadas pela categoria

16/01/2019 01/02/2019 09:28 2303 visualizações

Por: Eriks Jhonata

 

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) esteve reunido nesta terça-feira, 15, com o Secretário de Saúde do município de Palmas, Daniel Borine Zemuner, o Secretário Executivo, Carlos Frederico Silvério, o Gerente de Gestão de Pessoas/Folha de Pagamento, Raphael Crisanto de Queiroz Franklin, a Técnica de Enfermagem, Márcia Marciano da UPA Sul e o Enfermeiro, Robson Cássio Barbosa Souza, do SAMU, para apresentar demandas apontadas pelos profissionais da enfermagem de Palmas e cobrar soluções.

As queixas registradas tratam do subdimensionamento de pessoal da enfermagem, a falta de segurança nas unidades, dispensação de medicamentos pela farmácia na sala de emergência, realização de eletrocardiograma por profissionais de enfermagem mesmo com serviço sendo terceirizado e o não pagamento do adicional de insalubridade conforme laudo técnico já realizado pelo município e também conforme estabelecido no artigo 192 da Consolidação das Leis Trabalhistas.

Contudo, foi cobrado do secretário a imediata realização de concurso público para solucionar o problema do subdimensionamento de pessoal da enfermagem, o mesmo assumiu que já está tratando da realização do concurso, que inclusive já existe previsão no orçamento anual da capital.

Quanto ao não pagamento do adicional de insalubridade conforme laudo técnico já realizado pelo município e conforme a previsão na Consolidação das Leis Trabalhista (CLT), quanto a esta demanda o secretário confirmou que no próximo mês estará convocando a Mesa de Negociação Permanente do SUS de Palmas para dar andamento na solução. Quanto ao pagamento do adicional de insalubridade aos profissionais do Estado cedido ao município, a gestão municipal assumiu o compromisso de procurar a gestão Estadual para sanar este problema de forma definitiva.

Também foi pautado a falta de segurança nas Unidade de Pronto Atendimento da capital das regiões Sul e Norte, o sindicato solicitou a contratação de profissionais de segurança para garantir maior segurança aos pacientes e trabalhadores. O secretário se comprometeu a resolver o problema, inclusive citando o remanejamento de profissionais para dar mais segurança nas Unidades.

Sobre a realização de eletrocardiograma pelos profissionais de enfermagem mesmo com serviço sendo terceirizado, o secretário estará notificando a empresa para resolver esta situação, o mesmo mencionou que o convênio reza que os exames deva ser realizado pela própria empresa, e não por profissionais do município, salientou também que em breve haverá licitação para a escolha da empresa que realizará os exames mencionados. Ao tratar da dispensação de medicamentos pela farmácia na sala de emergência das Unidades, a SEMUS ficou de resolver esta questão administrativamente junto com a direção das Unidades.

De acordo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, o sindicato estará acompanhando todos os encaminhamentos tomados pelo município para solucionar os problemas apontados durante a reunião. “Lutamos para que os direitos dos profissionais de enfermagem do município sejam garantidos e protegidos, os gestores políticos precisam perceber a enfermagem como uma área essencial para a manutenção da vida, agora e mais do que nunca a categoria precisa se unir e buscar o sindicato para registrar as irregularidades no âmbito de trabalho”, ressalta.