SEET

SEET- Araguaína Um novo conceito de luta.

04/10/2019 11/10/2019 20:59 2751 visualizações

A regional de Araguaína do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem do Estado do Tocantins, SEET, elaborou um relatório de atividades das lutas travadas nessa gestão, administrativamente e judicialmente para garantir que os direitos dos servidores, sejam efetivos, contratados ou profissionais do setor privado. Conseguimos avançar em várias demandas que foram trazidas pelos profissionais e filiados.

Dentre as nossas atribuições, realizamos nos dias 08 e 09 de novembro de 2018 um grande mutirão de demanda jurídicas, no qual retiramos dúvidas dos filiados sobre adicional noturno, empréstimos descontado em folha de pagamento, data-base, insalubridade, progressões e outros assuntos pertinentes a nossa categoria, uma atividade de muito êxito e com muita aceitação da categoria, que deixou os que passaram por ali, satisfeitos com os atendimentos.

Além dessas demandas jurídicas, o SEET esteve a campo, direto no local de trabalho dos profissionais, fazendo visitas, para buscar melhorias nas condições de trabalho, como ao COREN-TO, UPA, Instituto de Doenças Renais, Hospital Dom Orione e outros órgãos. Foi feito também solicitações e cobranças, como a solicitação de pagamentos retroativos de data-base e adicional por tempo de serviço, solicitação de contratação de profissionais e dimensionamento para o Hospital Dom Orione para que se diminua a quantidade de erros na aplicação de medicações.

Fomos árduos na defesa dos nossos membros, como na reprovação dos profissionais em estágio probatório, na mudança de escala de trabalho tendo em vista a necessidade e a incapacidade sofridas para o desempenho de suas funções, e também nas intermediações com empresas contratantes para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da categoria.

Muitas dessas demandas foram resolvidas administrativamente, sem a necessidade de ajuizamento de ações, acelerando o processo de garantia de direitos, mostrando o quanto o sindicato é atuante e isso só se dá quando há diálogo entre sindicato e associados, sindicato e empregadores, sindicato e comunidade em geral. O SEET é um importante instrumento de luta para assegurar qualidade de trabalho e vida dos profissionais da enfermagem e para melhor atendimento da população.