SEET

SEMUS assume compromisso de adequar o pagamento de Plantão Extra aos Auxiliares de Enfermagem de Palmas

20/03/2019 02/04/2019 10:17 2938 visualizações

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) esteve presente em reunião realizada nesta segunda-feira, 18, na Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, com a presença do Secretário Executivo da Saúde, Carlos Frederico Silvério, os Diretores de Atenção Secundária da Saúde, Juliana Veloso e Avelardo Pereira, juntamente com os Técnicos de Enfermagem, José da Conceição, Márcia Marques, Ivanete Pereira e Rosana Oliveira, para tratar sobre os esclarecimentos acerca dos pagamentos de Plantões Extraordinários aos Auxiliares de Enfermagem.

Os plantões extraordinários são pagos de acordo com o vínculo do profissional, os valores são diferentes para cada categoria, auxiliar, técnico e enfermeiro. O Município esteve pagando aos auxiliares o mesmo valor que é pago aos técnicos de Enfermagem, porém, sem nenhuma regulamentação constando no regramento municipal. Contudo, o atual secretário municipal de saúde reduziu o valor que vinha sendo feito aos Auxiliares, deixando de pagar os meses de Janeiro e Fevereiro, reduzindo os valor para os Auxiliares de Enfermagem.

Os profissionais levaram a demanda ao SEET e o mesmo divulgou um comunicado e notificou o município, informando que a partir do dia 01° de Abril os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem vinculados ao município, não realizariam plantões extraordinários nas Unidades de Pronto Atendimento da Capital.

Na reunião, a Secretaria assumiu o compromisso de retornar o pagamento, inclusive dos passivos e também, de regulamentar o pagamento do plantão extra aos Auxiliares com o mesmo valor que é efetuado para os Técnicos.

Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, o Sindicato e os auxiliares de Enfermagem se sentem contemplados por ter a demanda atendida e resolvida. “Quanto a realização de futuros plantões extras, a entidade orienta que esta é uma questão subjetiva, cabendo ao profissional de Enfermagem decidir se quer ou não realizar o plantão extra, o Sindicato estará acompanhando o processo de regulamentação do pagamento de plantão extra ao Auxiliar de Enfermagem”, afirma.