SEET

SEET esteve em reunião com o SINDESSTO para tratar sobre os plantões da Enfermagem

16/04/2019 08/05/2019 15:41 2538 visualizações

Por: Eriks Jhônata

 

Na manhã desta terça-feira, 16, o Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) esteve em reunião com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado do Tocantins (SINDESSTO) para debater sobre a negociação da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2017/2018 da iniciativa privada.

Vale ressaltar, que o SEET pleiteia uma ação judicial pedindo a permanência dos 13 plantões para a categoria, devido ao impasse entre o Sindicato e o Sindicato Patronal. Tal ação entrou em Dissídio Coletivo, no entanto, esta reunião foi agendada para tratar da negociação dos pontos estabelecidos da CCT.

O principal impasse na construção da CCT, vem por parte da proposta do Sindicato Patronal para alterar os plantões dos profissionais elevando à 15 plantões mensais, substituindo os 13 hoje praticados.

Na reunião o SINDESSTO fez a proposta de reiniciar as negociações sobre a jornada de trabalho, passando a ser utilizada o regime de 15 plantões mensais perfazendo 180 horas mensais, alegando que o Tocantins é o único estado aonde se pratica 13 plantões na iniciativa privada, que a reforma trabalhista facilita a realização de acordos individuais com os trabalhadores e que as empresas precisam se adequar as novas normas.

Em relação aos pagamentos das Data-Base 2017/2018 dos Hospitais e Clínicas que ainda não efetuaram, o Sindicato Patronal assumiu o compromisso de orientar seus associados para efetuar o reajuste retroativo, utilizando o índice IMPC acumulado do período (outubro 2018).

Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, o SEET não concorda com a ampliação dos plantões e aguardará a decisão da Justiça sobre qual regime de plantão deverá ser implantado. “O momento é delicado para os trabalhadores e qualquer iniciativa que se mostre danosa aos trabalhadores deve ser combatida, não abriremos mão de defender os 13 plantões”, afirma.

Sobre demais informações, o SEET informa que está acompanhando este processo e defenderá os direitos da categoria de laborar a quantidade ideal de plantões e demais direitos.  Conclamamos os trabalhadores da Enfermagem à acompanharem as redes de comunicação do Sindicato para as convocações e informações, através do facebook e instagram: @seettocantins e no site: www.seet.org.br.