SEET

SEET e SETO repudiam baixo salário proposto no Edital Nº001/2020 do Hospital De Campanha De Palmas

10/08/2020 02/09/2020 09:10 2900 visualizações

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) e o Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Tocantins (SETO) se manifestam contra os baixos salários previstos no Edital nº 001/2020 do Hospital de Campanha de Palmas, para os cargos de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Sindicato considera que os valores descritos no referido Edital não condiz com uma remuneração justa que os profissionais deveriam receber, principalmente diante do atual cenário epidemiológico, que exige alta responsabilidade no exercício da função.

Ambas unidades sindicais vinham negociando com a gerencia do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pelo Edital, a melhor maneira de remunerar a categoria da enfermagem antes da publicação. Porém, isso demonstra, por parte do Instituto, o desrespeito à profissão de Enfermagem. Os valores descritos não correspondem aos valores de um salário justo e digno, e desvaloriza os profissionais da categoria, que diariamente estão na linha de frente do combate ao Covid-19, prestando atendimento direto ao paciente, arriscando suas vidas e de seus familiares em prol da saúde e bem estar da comunidade.

Há um grande equívoco quanto ao reconhecimento da profissão com o maior contingente de profissionais da saúde no Brasil. O cuidado da Enfermagem é imprescindível para o restabelecimento da saúde, bem como, para a prevenção de doenças e agravos à saúde.

O Instituto se manifestou alegando que os valores previsto no Edital é basicamente o que se denominou ‘valor mínimo de edital’ e que os profissionais que serão contratados terão seus benefícios garantidos.

O SEET tomará atitudes legais cabíveis se necessário caso a categoria de Enfermagem estiver sendo lesada neste processo. O Sindicato repudia veementemente a desvalorização profissional, pós o mesmo luta incansavelmente pela valorização da categoria, zelando sempre pelo bom exercício da Enfermagem e por uma melhor qualidade de vida para todos.