SEET

SEET vai até Brasília em prol da aprovação de Projetos de Lei que fixa 30h e piso salarial para a Enfermagem

14/05/2021 25/06/2021 18:22 2035 visualizações

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) esteve presente na manifestação em Brasília desta quarta-feira, 12, em frente ao Congresso Nacional, para pressionar os parlamentares pela aprovação de dois projetos de lei que estão em discussão na Casa. O PL n°2295/2000, que prevê a redução da carga horária da categoria para 30 horas semanais e do PL n°2564/2020, que determina um piso salarial da categoria. Tais projetos de lei, são almejados pela categoria há muito tempo e somente agora está tramitando no Congresso.

O movimento foi organizado pelos trabalhadores e entidades sindicais, liderado pelo SINDATE (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal), marcando positivamente, o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio. O protesto teve início no tuno matutino frente ao Museu da República. De lá, os manifestantes caminharam em direção ao Congresso. 

Os profissionais da saúde reuniram-se com o vice-presidente da Câmara dos Deputados Federais, Marcelo Ramos (PL-AM), solicitando ao político, que as reivindicações sejam levadas ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que o mesmo conheça as demandas da categoria e os Projetos de Lei que estão tramitando na Casa sejam colocados em pauta o mais rápido possível.

O presidente do SEET, João Batista, ressalta pontos positivos desta manifestação, “Nesta pandemia todos percebem a importância da enfermagem para a manutenção da vida, estes profissionais merecem ter seus direitos assegurados em lei, a luta pelas 30 horas e a fixação do piso salarial vem sendo um desejo de muito tempo e, este é o momento de toda categoria se unir e exigir a aprovação destas leis”.

Uma sessão especial deve ocorrer nesta sexta-feira, 14, em Brasília para debate sobre as reivindicações dos manifestantes. Os projetos de lei restam ainda entrar em pauta e chegar em um acordo na presença do líder do governo, para dar continuidade no processo.