SEET

SEET participa de sessão na Câmara de Sandolândia - TO

15/02/2023 16/02/2023 16:20 1314 visualizações

SEET participa de sessão na Câmara de Sandolândia - TO e acompanha a solicitação do pagamento do piso salarial da enfermagem

 

O presidente do SEET, João Batista, nesta segunda-feira, (13), cumpriu agenda no sudoeste do Tocantins, onde participou de uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Sandolândia - TO, que apresentou um requerimento feito pelo vereador Athos Diego, solicitando o pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem do Município.

De acordo com o vereador, é necessário que os direitos da enfermagem sejam garantidos através da implantação do piso nacional. “Nós, enquanto Câmara, demos a nossa contribuição ao trazer o debate para o plenário, acolher as reivindicações dessa importante classe de trabalhadores e trabalhadoras, que zelam pela nossa comunidade, e nós, estamos nos comprometendo a acompanhar o processo junto à administração municipal”, disse Athos Diego.

Ainda no mesmo dia, o presidente do SEET, se reuniu com vereadores de Araguaçu, onde pode tirar as dúvidas dos representantes do povo. O vereador Temir Miau, ressalta a importância da reunião, que contou também a participação do conselheiro do Coren-TO, Cassiano Milhomem. O vereador ressaltou a importância da visita. “Foi de suma importância esta reunião, pois nossas dúvidas em relação ao piso nacional da enfermagem, foram esclarecidas. Agora, vamos unir forças no parlamento municipal em prol da implantação e pagamento do mesmo, para os profissionais do nosso município”.

De acordo o presidente, João Batista, a luta tem sido grande, mas confiança também é enorme, apesar de exigir muito esforço para conseguir o apoio necessário à implantação de piso salarial da categoria. “Estamos percorrendo todo o Tocantins em busca da valorização profissional, melhores condições de trabalho e remuneração adequada aos profissionais da enfermagem. Esse é o nosso trabalho”, afirmou.

O piso salarial da enfermagem, tema abordado no requerimento, foi aprovado ainda no ano de 2022. Atualmente, a Lei está sendo questionada desde setembro pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação da falta de fontes de custeio. Agora, a classe da enfermagem aguarda a publicação de uma medida provisória pelo Governo Federal, que irá regulamentar as fontes de financiamento aprovadas pelos parlamentares.

 

Por Evelyn Felix

Ascom SEET