SEET

O Hospital Dom Orione reuniu os colaboradores para falar sobre saúde mental

01/02/2018 02/03/2018 18:38 2893 visualizações

“Quem cuida da mente, cuida da vida!”. Esse é o tema da Campanha Janeiro Branco, promovida em todo o país para falar sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. Para tratar a temática, o Hospital Dom Orione, em Araguaína/TO, reuniu os colaboradores no Auditório Padre Giovani Grossholz, nesta quarta-feira, 31. A oradora convidada foi a psicóloga Ivana de Moura Septimio, especialista em psicologia hospitalar e clínica.

Ivana falou sobre a importância dos colaboradores estarem com a saúde emocional fortalecida. “É muito importante porque nós que somos da área da saúde trabalhamos com a dor e o sofrimento dos outros que nos procuram”, explicou. Cuidando da própria saúde emocional, segundo a psicóloga, os profissionais realmente irão ajudar a quem precisa. “O nosso agir com as pessoas seja pleno de significado, de acolhimento”, orientou.

Simples práticas no dia a dia contribuem para uma boa saúde mental e emocional, dentre elas uma boa convivência social. “Buscar conexões, buscar relacionamentos que tenham significado, parceria, troca de emoções, de confiança de sentimentos”, elencou Ivana. “Que as pessoas realmente possam confiar cada vez mais em quem está em torno delas, porque isso gera toda uma sensação de acolhimento, de fortalecimento”, recomendou.

Para Marilene do Nascimento, psicóloga do Trabalho do Hospital Dom Orione e responsável pela atividade, esse cuidado é de suma importância. “Muitas vezes nós negligenciamos a saúde mental, a saúde emocional. A gente dribla nossas emoções com outras coisas e não cuidamos devidamente como deve ser cuidado”, pontuou.