SEET

Presidente do SEET realiza palestra na I Semana Integração da Enfermagem na UFT

02/08/2017 02/03/2018 17:05 2858 visualizações

Na tarde desta terça-feira, 01, o presidente do SEET - Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins, Claudean Pereira, palestrou sobre as lutas da enfermagem na primeira edição da “Semana de Integração da Enfermagem” na Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Palmas.

Também estavam presentes na palestra, Josiane Araújo, secretária geral da Associação Brasileira da Enfermagem (ABEn), e Ana Paula Delfino, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO).

O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Drª. Enfª. Maria Friedlander (CAEnf/UFT), afim de fazer uma recepção aos calouros do curso para que os mesmos possam conhecer a categoria, a história da profissão e também se interagir com os veteranos.

Esta primeira edição do evento apresenta a temática “A Enfermagem como prática social”. Segundo Nayara Mesquita, coordenadora geral do evento, esse tema tem o objetivo de resgatar um novo olhar para os direitos sociais negligenciados e os outros direitos já adquiridos. “Estamos com um olhar voltado para os direitos sociais que ultimamente tem sido bastante questionado na nossa profissão, com isso estamos apresentando a visão dos que já trabalham na área para os novos profissionais dela”. Afirma.

Ana Paula Delfino, presidente do (COREN-TO), relatou que a categoria vem se desenvolvendo no decorrer dos anos, que muitos direitos já foram adquiridos com as lutas e com a atuação importante dos profissionais. “Vejo que o nossa categoria vem crescendo no Estado com a participação de todos, por isso a enfermagem deve se manter unida e com essa ação podemos formar profissionais melhores”. Ressalta Delfino.

Para o presidente do SEET, Claudean Pereira, essa aproximação dos alunos com o sindicato é muito importante para se trabalhar a política que envolve a profissão. "Quis levar para os participantes da palestra as perspectivas de trabalho e de política que nossa profissão tem, para que os futuros profissionais da enfermagem sejam mais apto a exercê-la." Conclui o presidente.

A Semana é gratuita e aberta a toda comunidade acadêmica, as atividades seguem até sexta-feira, 04 de agosto.