SEET

Saiba Mais: Origem da Profissão

08/10/2018 25/10/2018 16:34 6273 visualizações

Desde antes de Cristo que a profissão de enfermagem já era conhecida, mesmo sem ter este nome. Eram aqueles homens e mulheres abnegados que cuidavam dos doentes, idosos e deficientes, garantindo a sua sobrevivência. Com o tempo, estes cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio. No século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra.

A partir daí, foram definidos padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) definiu que o objetivo principal do trabalho de Enfermagem é o de cuidar dos problemas de saúde, educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado do paciente.

A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas palavras, adaptadas ao inglês durante o século XIX, se transformaram na palavra Nurse que significa Enfermeira.
Como vemos, a palavra “mãe” está presente até na formação do nome da profissão destes heróis da saúde, que muitas vezes nos acompanham desde o nosso nascimento até a nossa morte, como verdadeiros anjos guardiões.