SEET

Hospitais particulares começam cumprir escala de 13 plantões mensais no Estado do Tocantins

04/12/2019 19/12/2019 18:23 2992 visualizações

 Por: Eriks Jhônata

 

A partir do corrido mês de Dezembro, as Unidades Hospitalares do Setor Privado no Estado adequaram-se a decisão judicial que estabelece jornada de 13 plantões mensais para Enfermagem. Antes constando algumas unidades que não haviam se adequado a decisão judicial, mas já foi registrado alteração da escala de plantão conforme a sentença.

A Diretora de Comunicação do SEET, Marinalva Alves, informa que caso haja hospitais que estejam descumprindo a decisão judicial não implantando os 13 plantões mensais, os filiados devem registrar denúncia anônima ao SEET para que o mesmo tome as providencias cabíveis.

Segundo o Presidente do SEET, João Batista, a direção do Sindicato vê com esta vitória a importância de se manter na luta para garantir o direito da categoria. “O SEET juntamente com seus filiados lutaram para defender este direito e agora garantimos um resultado satisfatório”, ainda de acordo com o presidente, o mesmo conclama os profissionais de Enfermagem que ainda não são filiados, que filie-se, para estarem juntos das ações do Sindicato e fortalecer a categoria.

Entenda

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) conseguiu uma decisão judicial no início do ano para que seja estabelecida jornada de 13 plantões mensais para enfermagem da iniciativa privada. Esse processo de negociação estava sendo discutido desde 2016, quando o SEET teve dificuldade de renovar a convenção coletiva devido a um impasse com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado do Tocantins (SINDESSTO) que propôs ampliação do quantitativo de plantões.

O SEET tentou uma negociação administrativamente com o SINDESSTO, contudo, não houve entendimento devido a insistência da ampliação dos plantões e a proposta de ampliação da carga horária apresentada pelo Sindicato Patronal foi recusada pelo SEET e pelos profissionais em assembleia geral da categoria. Em virtude do impasse, o SEET ajuizou a ação buscando a permanência dos 13 plantões mensais.