SEET

Secretário do Estado da Saúde garante segurança no Hospital Regional de Xambioá

06/09/2019 01/10/2019 09:25 2215 visualizações

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) oficializou o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Edgar Leão Tolin cobrando solução das demandas apontadas no Hospital Regional do município de Xambioá. Uma equipe do Sindicato realizou visita técnica no Hospital Regional do município no dia 21 de junho e colheu relatos dos profissionais que laboram na unidade.

No relatório ficou constatado a falta de segurança no hospital e por esse motivo tem ocorrido uma série de invasões na Unidade e ameaças aos funcionários do Hospital, em especial, da Enfermagem durante os plantões. São diversos os relatos de profissionais que sofreram algum tipo ameaça, flagrantes de pessoas com armas “brancas” dentro da Unidade, pequenos furtos e discursões. O Sindicato já denunciou ao conselho Estadual de Saúde essa falta de segurança nos Hospitais e Unidades de Saúde.

Com isto, o SEET solicitou a imediata intervenção do Estado no sentido de proporcionar a segurança aos profissionais da Enfermagem, funcionários do Hospital e pacientes da Unidade de Saúde.

O Secretário de Saúde do Estado, Luiz Edgar Leão Tolin, por meio de ofícios respondeu ao Sindicato informando que já encaminhou as demandas da referida Unidade aos departamentos competentes para que seja adequado os ambientes que apresentam estado crítico. Quanto ao serviço de vigilância, o secretário informou que atualmente a demanda encontra-se na gerência de cotação para atualização do mapa de pesquisa de preço das empresas que serão responsáveis pelo serviço.

Ainda foi informado ao SEET que a unidade hospitalar passará por adequação dos ambientes, para que seja melhorado a estrutura física da referida unidade. A reforma contemplará serviços de pintura de parede, teto e escadarias, construção e demolição de paredes, aplicação de revestimentos e preparos nas instalações sanitárias e hidráulicas. O prazo para execução dos serviços será de 08 meses a partir da ordem de início.

Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, a segurança deveria ser uma das prioridades do Estado quando se trata de ameaça de morte aos seus servidores. “Também observamos a falta de repouso adequado para os plantonistas, a falta de concessão de direitos como Progressões, pagamento de adicionais para contratados, subdimensionamento de pessoal e falta de medicamentos”, ressalta. Quanto a isto, o Sindicato já está tomando as medidas cabíveis.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, a prioridade é a segurança dos profissionais da enfermagem, que estão correndo risco de vida devido a facilidade da criminalidade naquela região. “O Sindicato se manterá na luta para defender seus filiados e trazer segurança para as unidades de saúde do estado, é importante salientar que caso venha ocorrer qualquer acontecimento grave de ameaça ou agressão, as vítimas devem imediatamente procurar a polícia para registrar o ocorrido”, afirma.