SEET

Presidente do SEET publica carta aberta aos profissionais da Enfermagem com Contrato Temporário

27/08/2018 12/09/2018 11:20 3002 visualizações

"Gostaria de me dirigir diretamente aos servidores da enfermagem com contratos temporários. Soube que existem profissionais que deixam de participar das ações de execução promovidas pelo Sindicato por estarem receosos, com medo de perderem seus contratos. Acredito que a maior ameaça que existe quanto a exoneração de servidores com contratos temporários não é por causa de uma ação judicial que, não leva nomes dos servidores e sim da entidade que os representa. Sei que existem conversas, existem áudios, fala de pessoas pelos corredores dos hospitais, amedrontando, aterrorizando os colegas servidores da enfermagem.

Se você vir alguém com esse tipo de conduta e postura, rechace esta ideia, quem diz isso ou é adversário da enfermagem ou não conhece a nossa realidade e nunca trabalhou ao lado do servidor contratado que trabalha do mesmo jeito que o servidor efetivo e tem, muitas vezes, seus direitos suprimidos. É um absurdo. Se tem alguém que deve acreditar nos resultados de uma ação judicial, esse alguém deve ser o servidor com contrato temporário, até porque são esses companheiros que mais trabalharam e que continuam trabalhando com contratos que considero criminosos, sem pagamento de adicionais e de rescisões.

É realmente absurdo isso, uma supressão dos direitos do profissional. O SEET tem feito sua parte, se esforçando para administrativamente, de inúmeras formas, resolver todas as demandas da categoria. Ao longo dos anos, foram tantas reuniões, tantas provocações, tantos documentos, fizemos greves - uma de 34 dias, a outra de 94 dias. São inúmeras as ações judiciais em que nós temos pleiteado para garantir os direitos dos servidores, seja do estado, seja do município ou de empresas particulares.

É grande o número de prejuízos que nós evitamos através da nossa assessoria jurídica e também na defesa dos trabalhadores que procuram o Sindicato com pendências trabalhistas, individuais e coletivas. O Sindicato faz a parte dele, mas não podemos fazer a parte do filiado, ele tem que apresentar documentações solicitadas, se fazer presente nas convocações do Sindicato e participar ativamente na vida cotidiana da sua entidade.

É de extrema relevância a politização da categoria de enfermagem. Mais do que nunca, hoje precisamos entender das regras trabalhistas, do plano de carreira que rege o labor, compreender a relação de trabalho ideal, saber do estatuto e de todas as regras e regimentos que regem o serviço público ou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Tudo tem que estar esclarecido e entendido pelos trabalhadores brasileiros e nós de estamos na representação da enfermagem fazendo valer os direitos do servidor.

Patronato tem assessoria, basta solicitar as informações, já o trabalhador não, tem que correr atrás, tem que ter entendimento, tem que ser politizado até para entender sobre as ações e obrigações do Sindicato que o representa. É preciso buscar seus direitos junto ao seu patrão, se a supressão do direito existir, procure-nos enquanto Sindicato e a intervenção será imediata.

O Sindicato luta cotidianamente para que tenhamos servidores concursados, capacitados, qualificados, com boas condições de trabalho e de salário, além de uma vida social ativa, nem por isso deixaremos de fazer a defesa efetiva desta categoria com contrato temporário no Estado, acredito que são mais que merecedores, por tanto esses profissionais também são prioridade na gestão do SEET.

Mais uma vez destaco que, precisamos da participação, da documentação, da representação efetiva dos filiados na sua entidade. Agora e mais do que nunca os trabalhadores brasileiros tem que se unir, a enfermagem é um gigante que está se aproximando de dois milhões de servidores no Brasil, o Estado do Tocantins com aproximadamente dezessete mil servidores registrados no Conselho, somos um exército e temos que nos armar, nos munir e nossa principal aliada é a informação e a instrução para que assim possamos enfrentar qualquer adversário que bata de frente com os anseios da nossa categoria. A valorização, o reconhecimento só vem se a gente se unir, arregaçar as mangas e buscar nossos direitos coletivamente, tornando mais forte a entidade que nos representa".

Claudean Pereira Lima

Presidente do SEET