SEET

Enfermagem: curso técnico ou graduação?

17/05/2018 04/06/2018 15:40 3088 visualizações
Ao concluir o Ensino Médio uma das missões mais difíceis para o estudante é escolher a carreira que vai seguir. Muitos têm em mente o curso que deseja fazer, mas não imagina que para colocar-se no mercado é importante ficar atento ao nível de formação e qualificação que a área pretendida oferece. 
 
O curso de enfermagem, por exemplo, é uma desses casos que disponibiliza ao profissional categorias variadas de atuação. E entre fazer um curso técnico ou uma graduação o que mais vale a pena?
 
Para responder essa questão é importante entender que no final dos estudos, as duas formações vão te dar competências e remunerações diferentes. O curso técnico em enfermagem é uma das opções mais populares entre os interessados na área. Isso porque essa modalidade de ensino geralmente tem o tempo de duração menor do que uma graduação, além de oferecer mensalidades com preços mais acessíveis. O tempo médio de conclusão de um curso técnico é de 2 anos e durante esse tempo o aluno é qualificado para dar apoio ao enfermeiro e prestar assistência aos pacientes com estados clínicos mais graves.
 
Quem investiu em uma graduação em enfermagem, passou entre quatro a cinco anos na faculdade sendo preparado para lidar com situações mais complexas. O enfermeiro com nível superior é o responsável por liderar a equipe composta por técnicos e auxiliares.
 
Entre as diferenças básicas das duas formações ainda está a questão salarial. O salário de um enfermeiro graduado atualmente é de R$4.029,34, considerando atuação em uma empresa de médio porte com o nível Master de contratação, segundo dados do SINE - Site Nacional de Empregos. Já o técnico em enfermagem, seguindo este mesmos dados, tem a média salarial de R$ 3515.03.
 
Fonte: Educa Mais Brasil