SEET

SEET cobra intervenção do Coren-To para solucionar o subdimensionamento da Enfermagem

06/05/2019 29/05/2019 14:55 2706 visualizações

Por: Eriks Jhônata

 

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) notificou nesta segunda-feira, 06, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem no Estado do Tocantins (COREN-TO), Dra. Ana Paula Delfino de Almeida Cecco, cobrando intervenção para ajudar na solução do subdimensionamento dos profissionais da enfermagem no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O SEET esteve recebendo diversas queixas dos profissionais de enfermagem lotados na unidade que relatam a existência de um número insuficiente de profissionais na assistência direta para suprir a demanda do Hospital, causando uma má distribuição de atividades, fator ignorado pela gestão que prejudica diretamente o atendimento. Problema intensificado com a demissão dos profissionais da enfermagem contratados.

A falta de profissionais na assistência direta associa-se ao aumento das taxas de infecções, sobrecarga, depressão, absenteísmo, insatisfação no trabalho, número elevado de atestados médicos, aumento da possibilidade de erros, interferindo diretamente na qualidade do cuidado aos enfermos.

Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, o Sindicato notificou o Conselho Regional de enfermagem solicitando intervenção. “Esperamos que o Coren-To faça sua função de fiscalizar e cobrar do Governo o cumprimento do dimensionamento de pessoal, o sindicato vem cobrando reiteradamente do Governo a realização de concurso público para a Enfermagem para suprir a falta hoje existente de funcionários, para ocasionar melhor condição de trabalho durante os plantões, não só para o HGP mas para todos os 18 hospitais estaduais”, afirma.

Ainda de acordo com o presidente, o sindicato se mantem disponível a receber denúncias e intermediar o interesse da classe. “É importante que o trabalhador filie-se ao sindicato e denuncie as irregularidades no âmbito de trabalho, para que o sindicato possa intervir e buscar soluções a fim de assegurar os direitos dos filiados”, finaliza.