SEET notifica Secretarias cobrando EPI’s para Enfermagem

19/03/2020 19/03/2020 12:44 327 visualizações

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET) preocupado com a saúde dos trabalhadores da saúde expostos ao Covid-19 (Corona Vírus), notifica os órgãos governamentais competentes cobrando dos mesmos fornecimento dos EPI’s para todos os servidores da saúde em quantidade suficiente enquanto durar a crise e a pandemia no estado do Tocantins, além da proteção aos profissionais acima de 60 anos, se necessário, com a dispensa dos mesmos ao serviço, como medida de preservação de sua integridade.

Neste sentido, o Código de Ética dos Profissionais e Enfermagem, por meio da resolução n°564/2017 nos seus respectivos artigos 1°, 2° e 13°, assegura tais reivindicações realizada pelo Sindicato.

Art. 1° Exercer a Enfermagem com liberdade, segurança técnica, cientifica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.

Art. 2° Exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador, em respeito à dignidade humana e à proteção dos direitos dos profissionais de enfermagem. (s)

Art. 13 Suspender as atividades, individuais ou coletivas, quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional e/ou desrespeitar a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo formalizar imediatamente sua decisão por escrito e/ou por meio de correio eletrônico à instituição e ao Conselho Regional de Enfermagem.

Seguindo ao Decreto Estadual N° 6.069 e Decreto Municipal N° 1.859 de 18 de março, que determina medidas de ações preventivas para enfrentamento da pandemia, o SEET solicita que a categoria da Enfermagem evite sair de casa até que se tenha o controle da doença, a não ser para seus respectivos trabalhos e sigam as orientações repassadas pelo Ministério de Saúde e Secretária de Saúde. Tais quais, usar álcool em gel 70% para higienizar as mãos, não ficar em local aglomerado de pessoas, não ficar próximo de pessoas espirrando ou tossindo, evitar ao máximo contrair ou espalhar o vírus, dentre outras precauções.

Contudo, o atendimento das Sedes do SEET continuarão em horário reduzido, das 13h às 17h. Solicitamos a todos que as demandas sejam repassadas via online através dos canais de comunicação do Sindicato, para melhor atendê-los e para saúde de todos. Telefone Palmas: (63) 3215-3546, Whatsapp: (63) 98454-4517 e Site: www.seet.org.br. Atendimento em Araguaína através do contato: (63) 3412-5674.